Avançar para o conteúdo
Início » YHWH ? YHWH Significado em Hebraico

YHWH ? YHWH Significado em Hebraico



    YHWH

    YHWH ? YHWH Significado em Hebraico, Definição na Bíblia, significa “Eu sou o que sou”, ou “Eu serei o que serei”.

    Definição de Yhwh

    YHWH significa “Eu sou o que sou” ou “Eu serei o que serei”. A abrangência do nome nos impede de limitar ou rotular Deus nos termos simples que qualquer interpretação humana tentaria. Isso pressupõe que o nome expressa a natureza e o caráter de Deus, e que ele incorpora a natureza de seu nome em suas ações.

    O significado exato das quatro letras YHWH é um assunto de debate contínuo entre especialistas. YHWH tem uma forma verbal na terceira pessoa do singular masculino. Alguns o associam a uma raiz semítica que significa soprar e interpretam o nome como um deus da tempestade, mas muitos mais o associam a um verbo que significa “ser”.

    Em conexão com YHWH, a palavra “Yahweh” é usada na Bíblia King James atualizada. A forma “Iahweh” é usada na versão brasileira da Bíblia de Jerusalém (1981, revisada e atualizada na edição de 2002) e na versão francesa da Bíblia de Jerusalém; “Yavé” na Bíblia do Novo Pastor, Bíblia do Peregrino, Bíblia da Mensagem de Deus forma.

    Yhwh na Bíblia

    No Novo Testamento vemos várias frases de Jesus a respeito de sua identidade como YHWH ou EU SOU. Jesus como eu sou a autorrevelação proposital, ou seja, aquele que se revelará, ele estará entre os homens, ele será um de nós, ele virá para salvar a humanidade, conforme profetizado na bíblia antigo testamento.

    Em 2002, Edesio Sánchez Cetina comentou no órgão de língua espanhola da United Bible Society que essa tendência de evitar o uso de “Jeová” nas traduções de YHWH em novas traduções da Bíblia é: “Existem traduções ou revisões para fins acadêmicos comunidade E aqueles que precisam, por causa de seu papel na missão da Igreja, mergulhar na interpretação e na interpretação.

    Parece-me que para eles uma versão que decide transcrever o nome de Deus, “Jeová”, deveria ser , é excelente…] Por outro lado, algumas edições são destinadas a fins litúrgicos, para leitura pública. Nesses casos, é melhor optar por usar “Senhor”. A palavra tem o mesmo cristão As pessoas de tradição ou de fé nem sempre estão presentes ou escutando.Portanto, o uso da palavra “Senhor” responde perfeitamente às sensibilidades inter-religiosas e ecumênicas.

    Sha’ul usa o mesmo raciocínio. Ele escreve: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos/Romanos 10:13) e, no mesmo contexto, afirma: “Se você confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor, e confiar na sua coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, e você será salvo” (Ruhomayah / Romanos 10:9).

    Yhwh na literatura rabínica

    Este artigo enfoca especificamente o tetragrama hebraico (YHWH, JHVH, JHWH, YHVH), que designa o nome pessoal e único do Deus de Israel como foi originalmente escrito em hebraico e aparece no próprio Lazhong; yod י heh ה vav ו heh ה ou יהוה (YHWH).

    Segundo algumas obras de referência, o tetragrama ocorre mais de 6.000 (seis mil) vezes (sozinho ou em combinação com outro “nome” divino) no chamado Antigo Testamento (AT), escrito principalmente em hebraico e em parte em aramaico. Jeová, Iehovah, Javé, Iavé e até mesmo Yahweh são transliterações de quatro letras do português.

    Textos hebraicos não bíblicos, como as chamadas Cartas Raj (escritas em fragmentos de cerâmica encontrados em Tell ed-Duweir em 1935 e três outras em 1938) mostram que no final do século VII dC, as cartas comuns de YHWH na Palestina são usado no século.AC Todas as letras legíveis contêm as seguintes expressões.


    Originalmente, em aramaico e hebraico, era escrito e lido horizontalmente, da direita para a esquerda יהוה ou seja, YHVH. Composto por quatro consoantes hebraicas – Yud ə Hêi ה Vav ו Hêi ה ou יהוה, o Tetragrammaton YHVH foi latinizado como JHVH por muitos séculos.

    Yhwh no pensamento cristão

    Imagine que Jesus é parente de Alá. Não é verdade que os cristãos acreditam que Deus é um Deus trino. Não é assim que a Bíblia revela Deus. Ele é uma Trindade, composta de três pessoas, eternas. Portanto, Jesus nunca esteve ligado a Deus. Ele é Deus para sempre. No entanto, nunca houve um momento em que Jesus deixou de ser Deus, mas foi conectado a Deus. Os cristãos nunca fogem da responsabilidade. Jesus é Deus para sempre.

    Os pontos aqui apresentados, se válidos, poderiam ter profundas implicações para a coexistência entre duas religiões, incluindo o diálogo inter-religioso. Também tem implicações de missão. Isso significa que tanto os missionários quanto os parceiros de diálogo podem abandonar as tarefas de “correção” ou “restauração”, uma vez que essas duas abordagens opostas são apenas dois lados da moeda da “heresia”.

    Suponha que a Trindade foi tirada da idolatria ou inventada pelo homem. De fato, a doutrina da Trindade é revelada implicitamente no Antigo Testamento e explicitamente no Novo Testamento. A Bíblia e os cristãos que a seguem são totalmente contra a idolatria.

    Existem muitas evidências na Bíblia sobre a divindade do Pai, Filho e Espírito Santo, não podemos dizer que a doutrina da Trindade foi inventada pelo homem ou copiada da idolatria. Também temos evidências de que Deus é uma unidade composta na Bíblia. Como, então, a doutrina pode ser extraída da idolatria ou inventada pelo homem? Isso não é uma tentativa de defender o Alcorão? Obviamente sim.

    Yhwh e o Alcorão

    Como reagimos ao ouvir os muçulmanos afirmarem que Alá no Alcorão é o Deus da Bíblia? Embora muitas pessoas saibam pouco sobre o Islã, não é difícil ver as enormes diferenças entre essa religião e o cristianismo. Apesar de nossa divisão doutrinária, é nisso que o Islã acredita: Alá no Alcorão é Deus na Bíblia!

    Ao longo deste artigo, nosso objetivo é demonstrar que isso é impossível porque o Islã rejeita a compreensão cristã do Deus Triúno. Ressaltamos que não temos intenção de desacreditar o Islã, mas apenas expor sua compreensão de Deus. Aprovamos a necessidade desta abordagem na defesa da fé devido aos seguintes fatores.

    Ao escrever o último livro da Bíblia, Yochanan (João) registrou que YHWH era alef e tav (Gilyana/Apocalipse 1:8), e mais tarde Yeshua afirmou ser alef e tav (Gilyana/Apocalipse 22:12 e 13), isto é, Jesus é Jeová. No mesmo sentido, Tanakh identifica YHWH como “o primeiro e o último” (Yeshayahu/Isaías 44:6), enquanto Jesus se declara o “primeiro e o último” (Gilyana/Apocalipse 22:12 e 13). A Controvérsia de Isaías Sobre a Singularidade e Supremacia de Yahweh.

    Yhwh no apocalipticismo e na escatologia

    Esse dualismo entre espíritos benéficos e maus se estende aos demais elementos da natureza: fogo, água, terra e ar. Existem infinitos ratu (santos padroeiros) e devas (divindades secundárias) associados a esses quatro elementos, vistos de forma dualista: para cada manifestação natural de fogo, água, terra e ar, existe uma respectiva entidade transcendente. Isso resultou em uma forte “tendência angelical” dos elementos naturais, “uma característica constante da religião iraniana” (GNOLI, 1995, p. 159). O dualismo entre matéria e espírito resultaria na separação dos elementos em denso (terra e água) e sutil (fogo e ar), que devem permanecer separados entre si nos rituais do Mazdaísmo (religião de Ahura Mazda).

    Do ponto de vista hilético e fenomenológico, os dados mostram que – como observa Eliade – “altíssimo, resplandecente e céu são conceitos usados, mais ou menos explicitamente expressos em termos arcaicos, pelos quais as Nações, as civilizações expressam a ideia de divindade” (ELIADE, 1968, p. 48, grifo nosso).

    Teologicamente, os babilônios acreditavam em grandes poderes nos céus… mas o que eram esses planetas? Eles estão sob o comando do Senhor e ninguém ousa se atrasar para o desfile militar (v. 26b). Imagine como é ridícula a ideia de que Javé possa ser o mesmo ser. Os deuses da Babilônia são insignificantes em comparação com o Senhor.

    Deixe Uma Resposta

    “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.” Êxodo capítulo 03, versículo 14