Avançar para o conteúdo
Início » TDAH o que é ?

TDAH o que é ?



    TDAH o que é ?

    Pessoas com TDAH geralmente têm problemas com controle de impulso, concentração, organização e tomada de decisões. Também conhecida como ADHD (termo em inglês) e TDAH (termo em português). Ou seja, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

    Em situações monótonas ou desmotivadas, os indivíduos com TDAH queixam-se de dificuldade em controlar a atenção e selecionar estímulos relevantes e, portanto, são percebidos como “sonhadores” ou distraídos. Confusão, desorientação e perda de raciocínio também são queixas que afetam a qualidade de vida.

    As pessoas com TDAH geralmente apresentam dificuldades na escola e no trabalho, principalmente devido à dificuldade de concentração. Além disso, as crianças continuam a ter dificuldade em interagir com outros pares devido a sintomas mais pronunciados de hiperatividade e impulsividade. Portanto, podemos concluir que sem tratamento adequado, o ADHD pode ter um impacto muito negativo na vida de um indivíduo.

    As pessoas com esse transtorno por desatenção cometem erros descuidados porque têm dificuldade em manter a atenção, seguir instruções detalhadas e organizar tarefas e atividades. Eles também podem ter memória de trabalho ruim, ser facilmente distraídos por estímulos externos e, muitas vezes, perder as coisas.

    O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é um distúrbio neurocomportamental caracterizado por um nível persistentemente alto de energia e dificuldade de se concentrar em tarefas

    Sabemos que o TDAH é caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade. Essa tríade resulta em sintomas que podem indicar a presença do transtorno. Aqui estão alguns sintomas que podem estar associados ao ADHD em crianças.

    O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade é um transtorno do neurodesenvolvimento cujos sintomas são déficits de atenção (p. ex., é difícil ficar no mesmo lugar por muito tempo e mal pode esperar a sua vez). Os sintomas aparecem na infância (antes dos 12 anos) e podem persistir na idade adulta.

    Além de estarem presentes em mais de um ambiente (escola, casa, lazer…), devem estar presentes há pelo menos 6 meses, afetando negativamente o funcionamento e o desenvolvimento da criança.

    O TDAH é um problema neurobiológico que pode resultar de uma combinação de diferentes fatores, sendo os fatores genéticos, ambientais, biológicos e sociais os mais proeminentes. O transtorno é caracterizado pela presença de três tipos de sintomas característicos: desatenção, impulsividade e inquietação.

    Existem quatro tipos principais de TDAH: TDAH tipo desatento, TDAH tipo hiperativo-impulsivo, TDAH tipo combinado e TDAH tipo exclusivo

    Os três tipos de TDAH são: hiperativo/impulsivo, desatento e misto/combinado. Cada um deles é caracterizado por um conjunto de sintomas comportamentais descritos no DSM-V – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

    O DSM-IV subdivide o TDAH em três tipos: a) ADHD com sintomas predominantemente de desatenção; b) TDAH com sintomas predominantemente de hiperatividade/impulsividade; c) TDAH misto.3 sintomas predominantemente de desatenção O tipo primário é mais comum em mulheres e parece estar associado a maior índice de incapacidade acadêmica com o tipo misto.

    Por outro lado, crianças com TDAH com sintomas de TDAH/impulsivo eram mais agressivas e impulsivas do que crianças dos outros dois tipos e tendiam a ter altas taxas de rejeição e impopularidade pelos pares.


    Embora os sintomas comportamentais, de oposição e desafiadores fossem mais frequentes em crianças com qualquer forma de TDAH do que em crianças normais, o tipo combinado foi mais fortemente associado a esses comportamentos. Além disso, o tipo combinado também apresentou maior comprometimento da função geral em comparação com os outros dois grupos.

    O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (ADHD) é uma síndrome de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Existem 3 tipos de TDAH, principalmente desatento, hiperativo/impulsivo e misto. Critérios clínicos fornecem o diagnóstico. O tratamento inclui medicação estimulante, terapia comportamental e intervenções educacionais.

    Não existe uma abordagem única para o tratamento do TDAH, mas os tratamentos geralmente envolvem medicamentos, terapia ou uma combinação dos dois

    Portanto, o tratamento para TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) não é diferente e segue essa tendência. Tem que ser multimodal, ou seja, tratamento com combinações de medicamentos, instrução para pais e professores, técnicas específicas ensinadas aos portadores, etc. Medicamentos também fazem parte do tratamento na maioria dos casos.

    Além da farmacoterapia, as terapias de gerenciamento de ADHD comprovadamente eficazes incluem treinamento dos pais em gerenciamento de emergência, uso de gerenciamento de emergência em sala de aula e combinações dessas estratégias. É importante enfatizar que nenhum desses tratamentos promove a cura do TDAH e apenas alivia temporariamente os sintomas e as dificuldades associadas ao problema (por exemplo, depressão, baixa auto-estima, baixo desempenho acadêmico) (Barkley, 1998).

    Entre os métodos que complementam os melhores tipos de tratamento para o TDAH está a psicoterapia, que chamamos de “terapia cognitivo-comportamental”, função reservada em nosso país a profissionais formados em psicologia ou psiquiatria. Ou seja, para tratar de forma integral e manter e/ou melhorar a qualidade de vida do paciente, além do psiquiatra clínico, é necessário o envolvimento de um psicoterapeuta no tratamento.

    Deixe Uma Resposta

    “E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.” Marcos capítulo 11, versículo 25