Avançar para o conteúdo
Início » O que é Globalização ?

O que é Globalização ?


    O que é Globalização ?

    O que é Globalização ? A globalização da economia refere-se ao aumento do comércio internacional e dos investimentos, existe também a globalização cultural, do meio ambiente, do conhecimento e outros diversos aspectos com o desenvolvimento da sociedade humana global.

    A globalização da economia refere-se ao aumento do comércio internacional e dos investimentos

    A globalização refere-se à tendência do comércio internacional, investimento, tecnologia da informação e manufatura terceirizada de “unir” as economias de diferentes países. Nos negócios e nas finanças, esse termo moderno está associado principalmente à integração econômica dos mercados globais, mas também é usado para descrever a integração sociocultural entre as nações.

    A globalização é um fenômeno caracterizado pelo fortalecimento das relações econômicas, comerciais e culturais entre as nações, em que as contínuas inovações tecnológicas nas áreas de transporte e telecomunicações permitem encurtar distâncias e transcender as fronteiras nacionais.

    A globalização econômica refere-se ao processo de internacionalização econômica, caracterizado pela consolidação do capitalismo monopolista (ou financeiro) como um novo modo de acumulação com importantes implicações para as decisões de mercado.

    A globalização da sociedade refere-se à disseminação da cultura popular e estilos de vida em todo o mundo

    A globalização cultural, também conhecida como globalização social, corresponde à disseminação de elementos culturais pelo globo, e da mesma forma pode estar associada ao aumento da circulação de pessoas pelo mundo e ao aumento das trocas e relações socioculturais estabelecidas durante esses deslocamentos.

    Está intimamente relacionado ao desenvolvimento de novas tecnologias como os meios de comunicação e a Internet, que ampliam a conexão e a disseminação de informações.

    Com a globalização, as facilidades de comunicação se expandiram e também a disseminação de valores culturais. Assim, observou-se que diferentes culturas e diferentes costumes podem interagir sem a necessidade de integração territorial.

    No entanto, também foi observado que esse processo não se espalhou de forma igualitária, de modo que alguns centros economicamente dominantes difundiram mais elementos de sua cultura.

    Globalização cultural é um termo que se refere ao grau de integração social entre diferentes culturas do mundo. Juntamente com a modernização dos sistemas de transporte e comunicação, esse processo foi facilitado pelos desenvolvimentos tecnológicos da globalização.

    A difusão de valores culturais de diferentes sociedades globais acaba levando ao aumento do interesse pelas práticas sociais globais. Como resultado, hábitos culturais como linguagem, esportes, roupas e alimentação são difundidos em maior escala, especialmente por meio de ferramentas de mensagens instantâneas, como a Internet.

    A globalização dos negócios é o processo pelo qual as empresas multinacionais operam em vários países

    As corporações multinacionais são características da globalização porque têm presença global, com múltiplas divisões ao redor do mundo. A instalação dessas empresas foi possibilitada pelo processo de globalização, principalmente pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações.

    Uma corporação multinacional é uma empresa que, apesar de estar sediada em um país, opera globalmente e opera em diferentes locais ao redor do mundo. São representantes típicos do fenômeno da globalização, marcado pela expansão das atividades econômicas e financeiras mundiais e com ênfase na descentralização da produção industrial.

    Uma corporação multinacional (também conhecida como multinacional ou corporação global) é uma empresa que faz negócios em todo o mundo, distribui seus produtos entre as mais diversas populações da Terra e expande suas fábricas para vários países. No contexto da globalização, as empresas multinacionais desempenham um papel fundamental na economia mundial.

    A globalização do conhecimento refere-se ao aumento do acesso ao conhecimento entre diferentes culturas

    No atual período tecnológico, a disseminação da informação e do conhecimento atingiu uma escala sem precedentes na história, o que pode ser considerado como um dos aspectos positivos da globalização. A ideia de superar as barreiras físicas possibilitadas pelos novos meios de comunicação e transporte para entender em tempo real o que está acontecendo em outras áreas a centenas de milhares de quilômetros de distância e estabelecer canais para alcançar pessoas em todo o mundo.

    Responsável por acelerar a difusão do conhecimento, permitindo um compartilhamento mais rápido de informações, experiências e experiência humana, a Internet constitui uma vasta rede de computadores interligados mundialmente.

    Uma rede que contém muitas outras redes, incluindo redes locais (LAN) e estaduais, bem como vastas redes nacionais, conectando muitos computadores de diferentes organizações e pessoas.

    Não há dúvida de que o desenvolvimento cada vez mais acelerado das tecnologias de informação e comunicação tem transformado as relações socioculturais e a forma como percebemos e compreendemos o mundo.

    À medida que as novas tecnologias alteram a aquisição e construção do conhecimento, a educação sofre grandes mudanças, exigindo uma nova formação do indivíduo para que ele possa utilizar novas fontes de informação.

    A globalização do meio ambiente refere-se ao impacto das questões ambientais internacionais em todas as sociedades

    A relação entre globalização e meio ambiente se expressa em termos dos efeitos das mudanças tecnológicas, especialmente aquelas associadas à revolução tecnocientífico-informacional, que proporciona campos e cidades suficientes para o Progresso.

    No contexto das questões ambientais globalizadas, podemos considerar o surgimento da Revolução Industrial e suas transformações posteriores como grandes marcos históricos intensificados pelas mudanças da sociedade no meio ambiente natural.

    Com a industrialização, aumenta o consumo e a pressão sobre os recursos naturais renováveis ​​e não renováveis, como solo, florestas, minerais e recursos hídricos. Além disso, a transformação desses elementos básicos passou a ser acompanhada pela geração de uma grande quantidade de poluição, incluindo poluição atmosférica e do solo, água e outros tipos de poluição.

    A medida mais eficaz para evitar ou minimizar os efeitos nocivos dessas e de outras consequências ambientais da globalização é que todos os países adotem legislação ambiental com nível equivalente de exigências.

    Fortalecer as instituições ambientais, especialmente aquelas responsáveis ​​pela aplicação e cumprimento das leis, é igualmente importante. Isso exigirá assistência econômica e técnica dos países mais ricos, além da ação dos governos dos países em desenvolvimento.

    Deixe Uma Resposta

    “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos capítulo 05, versículo 32