Avançar para o conteúdo
Início » O que é Filosofia ?

O que é Filosofia ?



    O que é Filosofia ?

    O que é Filosofia ? Os três principais ramos da filosofia são metafísica, epistemologia e ética, aborda questões sobre tudo na natureza.

    Os três principais ramos da filosofia são metafísica, epistemologia e ética

    A ética (ou filosofia moral) inclui sistematizar, defender e recomendar conceitos de ações certas e erradas; os filósofos hoje normalmente dividem a teoria ética em três áreas gerais: metaética, ética normativa e ética aplicada.

    Metaética é o estudo de onde vêm nossos princípios éticos e o que eles significam; se são ou não meras invenções sociais, se envolvem mais do que a expressão de nossas emoções pessoais.

    As respostas estéticas a essas perguntas concentram-se em questões de verdade universal, a vontade de Deus, o papel da razão no julgamento ético e o significado dos próprios termos éticos; padrões éticos; isso pode envolver a articulação de bons hábitos que se espera que adotemos, deveres que se espera que observar.

    Ou as consequências de nossas ações para os outros; finalmente, a ética aplicada envolve o estudo de questões controversas específicas, como aborto, infanticídio, direitos dos animais, questões ambientais, homossexualidade, pena de morte ou guerra.

    A ética é, sem dúvida, o campo mais famoso da filosofia. Isso porque o objeto de sua pesquisa é a moralidade. Ou seja, ela trabalha para entender como a moralidade é construída social e culturalmente e como ela afeta as relações pessoais e profissionais, estilos de vida e até mesmo a lei.

    O termo metafísica não era de Aristóteles; o que hoje chamamos de metafísica foi chamado de “primeira filosofia” por Aristóteles e foi assim equiparado à teologia (theologikê) e distinguido da matemática e das ciências naturais (física), é uma filosofia contemplativa (teoretikú) que estuda O divino. O termo “Metafísica” parece ter sido cunhado por um editor do primeiro século que coletou várias pequenas seleções dos escritos de Aristóteles no que conhecemos como um tratado chamado Metafísica.

    A filosofia é o ramo do conhecimento que aborda questões sobre a natureza da existência, conhecimento, razão, mente, linguagem e moralidade

    A filosofia é o ramo do conhecimento que busca entender o conceito ou a natureza de tudo o que existe no mundo, criando assim definições conceituais. Os conceitos que emergem dessas definições são, por sua vez, significados complexos que impulsionam as questões. As perguntas também são o processo pelo qual a filosofia opera.

    A filosofia é o campo do conhecimento que questiona o próprio conhecimento. Desde os tempos antigos, os filósofos tentaram entender o mundo e tudo nele conceitualmente, seja concreto ou abstrato.

    Perguntar a essência das coisas, por meio da pergunta “o que é isso?”, começa a formar definições complexas e se envolve em questionamentos, resultando em formações em torno de “o que é isso?”, “por que isso?”, “a que se aplica ? “Espere.

    A filosofia é a busca constante do conhecimento e da verdade, o autoexame e a busca constante por respostas. É um comportamento filosófico para as pessoas refletirem, criticarem e demonstrarem seu próprio conhecimento insignificante diante deste mundo imperfeito.


    Nossa vida é ótima . E ela nos desafia a despertar o espírito crítico, para que possamos ter uma compreensão clara diante dos fatos da vida e dos extremos de vida e morte da natureza humana.

    Aristóteles foi a primeira pessoa a desenvolver uma filosofia que abordou essas questões sistematicamente

    Aristóteles é um dos pensadores mais importantes da história da filosofia ocidental, seja por sua contribuição à própria filosofia ou à ciência, ele inicia suas pesquisas a partir de muitas questões levantadas pelos filósofos. Deixou duas obras dedicadas a problemas científicos práticos: A Ética Nicomacho e a Política.

    É bem sabido que, embora Aristóteles tenha sido aluno de Platão, ele construiu suas próprias idéias e muitas vezes apresentou idéias contrárias às de seu professor. Um exemplo disso é sua ética Nicomaco. Marque a alternativa que melhor representa a obra de Aristóteles.

    O antigo filósofo grego Aristóteles mudou a filosofia de sua época. O principal elemento de seu legado que influenciou a produção filosófica foi sua sistemática taxonomia do conhecimento, antes composta por um emaranhado de saberes de diversas áreas. Aristóteles deixou um notável legado de estudos nas ciências naturais, lógica, política e metafísica que inspiraram muitos pensadores ao longo da história, além de ter sido discípulo de Platão e professor de Alexandre, o Grande.

    Indiscutivelmente, Aristóteles foi o primeiro pensador a teorizar a importância do conhecimento prático para a compreensão da verdade e do mundo. Segundo este filósofo, ao contrário de Platão, o conhecimento da verdade passa necessariamente por duas esferas do nosso conhecimento: o intelecto puro e os sentidos físicos.

    Os órgãos dos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) possibilitam nossa capacidade de sentir, o primeiro e mais fundamental aprendizado de nosso intelecto. Esses dados sensoriais que adquirimos por meio de nossos sentidos só podem ser purificados pelo intelecto e associados a conceitos puros depois de coletados.

    Não é um sistema fechado; novas descobertas em uma área podem ter implicações de longo alcance para outras áreas afins

    Portanto, como dito anteriormente, é impossível dar respostas prontas e definitivas sobre o que é a filosofia. Neste ponto acrescentamos também que o campo de atividades dos filósofos é vasto, e não há atividade que não possa ser considerada filosófica.

    Você consegue perceber como o campo da filosofia estuda e se aprofunda em aspectos importantes da nossa sociedade? Não é à toa que esse é um ramo desafiador, que exige aprendizado constante e conhecimento disponível em escala global. Portanto, se você está interessado em se tornar um filósofo, comece a pesquisar este curso agora!

    A filosofia estudada nas universidades hoje é dividida em vários eixos. Isso acontece justamente porque exerce influência nas mais díspares áreas do conhecimento, molda muitas áreas do conhecimento e contribui para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de muitas outras.

    Deixe Uma Resposta

    “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” 1 Timóteo capítulo 02, versículos 03 ao 04