O que é Endometriose ?
O que é Endometriose ? A endometriose é uma condição em que o tecido que reveste o interior do útero (endométrio) cresce fora do útero.
A endometriose é uma doença caracterizada pela presença de tecido endometrial (endométrio) fora da cavidade uterina. Com isso, fragmentos desse tecido podem ser encontrados nos ovários, trompas, ligamentos, intestino e bexiga, o que é uma anormalidade no corpo feminino.
A endometriose é definida como a presença de tecido dentro do útero, chamado endométrio, que fica fora do órgão, ou seja, atinge outras áreas da pelve como intestino, trompas, ovários e bexiga. No entanto, esse crescimento de tecido também pode ocorrer em outras partes do corpo, o que é uma condição rara.
Descrição: A endometriose é uma condição que afeta mulheres em idade reprodutiva e consiste no revestimento do útero fora do útero. O endométrio é o revestimento do útero que se renova a cada mês com a menstruação. As áreas mais afetadas pela endometriose são: ovários, fundo de saco de Douglas (atrás do útero), fundo de saco anterior (frente do útero), ligamentos uterinos, trompas de falópio, septo retovaginal (tecido entre o útero e a vagina ), vagina e reto ), superfície retal, bexiga e parede pélvica.
Os sintomas da endometriose podem incluir períodos abundantes, dor durante o sexo, infertilidade e dor durante os movimentos intestinais
O principal sintoma da endometriose é a dor pélvica, geralmente associada aos períodos menstruais. Embora muitas mulheres sintam cólicas durante a menstruação, as mulheres com endometriose geralmente descrevem dores menstruais muito piores do que o normal. A dor também pode aumentar com o tempo.
Suspeite de endometriose profunda quando a mulher apresenta os seguintes sintomas: dor pélvica, muitas vezes incapacitante; cólicas menstruais mais intensas do que o normal; dor durante a relação sexual; e dor ao realizar funções urinárias e intestinais durante a menstruação.
A endometriose é uma doença crônica que afeta muitas mulheres em idade reprodutiva. A par de sintomas desagradáveis, especialmente cólicas e dores intensas durante a menstruação, que podem até prejudicar a vida quotidiana da mulher, esta patologia é também uma das causas mais comuns de infertilidade feminina.
A endometriose é uma doença crônica e pode ser tratada com cirurgia, antibióticos ou terapia de choque láctico
A endometriose profunda é uma forma da doença que pode apresentar diferentes características. É uma doença crônica que pode depender da ação do estrogênio e induz processos inflamatórios nos órgãos da região pélvica, que prejudicam a qualidade de vida da mulher de diversas formas.
Quando se trata de endometriose, o tratamento é um tema quente. Isso porque muitas mulheres, dependendo do estágio da doença, conseguem se livrar dos sintomas e desconfortos ao longo do tratamento. Outros podem nem mesmo desenvolver tecido endometrial através de órgãos do corpo. A menopausa é uma razão para estabilizar a condição, mas não funciona em todos os casos.
A presença de sintomas é fundamental para ajudar a determinar o melhor tratamento para a endometriose intestinal. Mas alguns pacientes não apresentam nenhum sintoma, mesmo em doenças mais avançadas.
A endometriose é tratável, mas muitas vezes pode ser difícil de diagnosticar
Muitas pessoas com endometriose são tratadas com base em seus sintomas sem um diagnóstico formal. Em alguns outros casos, um diagnóstico formal é feito por meio de laparoscopia, uma pequena cirurgia. Durante essa cirurgia, os médicos fazem uma pequena incisão (geralmente menos de 1,5 cm por 0,6 polegada) no abdômen e inserem uma câmera para observar a pelve. Em alguns casos, eles podem coletar uma pequena amostra de tecido, chamada de biópsia.
O diagnóstico é importante porque não há cura para a endometriose, é uma condição crônica, mas pode ser controlada. Geralmente, o tratamento consiste na menopausa e, em casos mais graves, quando a endometriose afeta órgãos mais vitais, como intestino e bexiga, muitas vezes é necessária a cirurgia por videolaparoscopia.
“Pacientes com endometriose que são inférteis geralmente precisam de cirurgia primeiro para remover esses focos de endometriose – porque o objetivo da cirurgia é remover o máximo possível – e então, se você não conseguir conceber, de repente, nesse meio tempo, você precisa de terapia de reprodução assistida – fertilização in vitro”, conclui a Dr. Kelly Cristina.
A endometriose é uma doença crônica benigna, mas progressiva. Muito comum, afeta cerca de 15% das mulheres em idade reprodutiva e pode ser debilitante. Seus sintomas mais comuns incluem dor pélvica intensa, menstruação intensa e infertilidade – embora 20% a 25% dos casos sejam assintomáticos.
A endometriose é uma condição em que o tecido que normalmente reveste o interior do útero (o endométrio) cresce em outras partes do corpo
A endometriose é uma condição na qual o tecido do útero (chamado revestimento do útero) cresce fora do útero; eles podem se desenvolver nos ovários, vagina, ligamentos atrás do útero, bexiga, reto, intestino e até mesmo se desenvolver em torno dele.
A endometriose é caracterizada pela presença e crescimento de tecido semelhante ao endométrio fora da cavidade uterina. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas quase sempre está confinado à pelve. A endometriose afeta 1 em cada 10 a 15 mulheres em idade reprodutiva.
A endometriose é caracterizada pelo crescimento anormal do revestimento do útero (o tecido que forma o revestimento do útero). O tecido cresce a partir do órgão e fragmentos dele podem viajar para a região ovariana, trompas de falópio e até mesmo órgãos próximos, como intestino e bexiga.
A endometriose pode causar dor e infertilidade
Nesse tipo de endometriose, cistos com conteúdo sanguinolento se formam nos ovários. Muitas vezes, os pacientes relatam dor que não é perceptível, mas seu significado está relacionado à infertilidade. Seu diagnóstico geralmente é feito por laparoscopia, pois não causa alterações anatômicas importantes nos órgãos envolvidos.
O sintoma mais comum da endometriose é a dor intensa, causada por espasmos causados pela expansão do revestimento do útero. No entanto, a infertilidade também pode ser um sinal recorrente, considerando que muitas mulheres são diagnosticadas com a condição enquanto investigam a causa de seus problemas de fertilidade.
A endometriose é uma doença inflamatória crônica que causa dor na maioria dos casos. Afeta todas as mulheres em idade reprodutiva que possuem útero e ovários, e é caracterizada pela presença de tecido que se assemelha ao revestimento do útero (endométrio) fora deste órgão.
Não há cura conhecida, mas os tratamentos podem melhorar os sintomas
Algumas pessoas consideram tratamentos alternativos para seus sintomas. Essas alternativas geralmente incluem exercícios físicos, mudanças na dieta e acupuntura (43-45). Infelizmente, ainda faltam pesquisas e evidências da eficácia de muitos desses métodos. Apenas um estudo atendeu aos critérios de inclusão. Nesse estudo, o efeito da acupuntura na dor da endometriose em 24 pessoas foi analisado e concluiu-se que a dor menstrual melhorou, especialmente quando era intensa, mas mais pesquisas de alta qualidade são necessárias nessa área (45).
É uma doença crônica que pode recidivar e é de difícil cura, mesmo com intervenção cirúrgica. Portanto, a terapia medicamentosa (analgésicos, anti-inflamatórios e pílulas anticoncepcionais) geralmente é iniciada após o diagnóstico para melhorar a qualidade de vida da mulher e minimizar os danos causados pela doença.
As possibilidades de tratamento são inúmeras, dependendo do estágio e dos sintomas apresentados. Nesse momento, é importante contar com a ajuda de um especialista que, além de realizar exames para detectar a endometriose, também pode te ajudar a escolher a melhor forma de tratar sua doença.
Deixe Uma Resposta
“Mas pela tua grande misericórdia os não destruíste nem desamparaste, porque és um Deus clemente e misericordioso.” Neemias capítulo 09, versículo 31