Avançar para o conteúdo
Início » O que é Ansiedade ?

O que é Ansiedade ?



    O que é Ansiedade ?

    O que é Ansiedade ? A ansiedade é um sentimento de medo, angústia ou nervosismo, sintomas, diferentes tipos, emocional abalado, tratamento.

    A ansiedade é um sentimento de medo, angústia ou nervosismo

    A ansiedade pode ser definida como um sentimento desagradável de preocupação, angústia, tensão, medo, incerteza ou desconforto diante de uma situação que pode representar uma ameaça ou uma situação desconhecida ou estranha. A ansiedade também pode causar sintomas físicos, como taquicardia e tontura, e desencadear alterações comportamentais.

    Ansiedade é um termo usado para definir sentimentos de preocupação, angústia, incerteza ou desconforto diante de situações desconhecidas, desconhecidas ou potencialmente ameaçadoras. A ansiedade costuma ser acompanhada de sintomas físicos, como taquicardia, dificuldade para respirar e sudorese.

    A ansiedade pode ser pensada como uma emoção alarmante associada à dor, tensão e sentimentos de insegurança que, quando são frequentes e/ou intensos e incontroláveis, causam grande desconforto levando à patologia (doença). As pessoas com transtornos de ansiedade sentem-se angustiadas, ameaçadas, bloqueadas e podem até dizer que estão com um “sentimento ruim”, embora muitas vezes não seja possível identificar a causa do desconforto.

    Os sintomas físicos da ansiedade

    Os sintomas podem se manifestar no nível físico, como sensação de aperto e tremores no peito, ou no nível emocional, como o desenvolvimento de pensamentos negativos, preocupações, inseguranças ou medos, muitas vezes vários ao mesmo tempo.

    Os sintomas físicos são muito distintos, específicos e intensos. Pessoas com transtornos de ansiedade geralmente experimentam agitação extrema (cognitiva e comportamental), tensão muscular, sudorese, tontura, dificuldade para respirar, taquicardia e rubor facial.

    De fato, para que um transtorno de ansiedade seja diagnosticado, é necessária uma combinação de sintomas físicos e psicológicos (nervosismo, dificuldade de concentração, medo persistente, preocupação excessiva, irritabilidade, pensamentos negativos descontrolados, etc.).

    Os diferentes tipos de ansiedade

    Os tipos de ansiedade se expressam devido à influência de diferentes bases fisiológicas que alteram o comportamento de cada indivíduo. Muitas vezes, as manifestações mais comuns são as crises de ansiedade, condição que surge diante de situações estressantes, e uma forma muito específica que afeta pessoas com uma personalidade tipicamente ansiosa: o traço ansioso.

    Além disso, muitas pessoas com TAG têm outras complicações associadas. As manifestações ou crises de ansiedade muitas vezes ocorrem concomitantemente com fobias ou exacerbam sentimentos de tristeza e angústia que são típicos da depressão.

    Existem vários transtornos de ansiedade e, embora se manifestem de maneira diferente e tenham nomes próprios, todos decorrem do mesmo sentimento. Da mesma forma, os sintomas se manifestam de maneira única em cada pessoa e podem ocorrer com frequência variável, dependendo da gravidade da condição.

    Os sintomas emocionais da ansiedade

    Os sintomas de ansiedade podem se manifestar psicologicamente e fisicamente. No nível emocional, esses sintomas assumem a forma de preocupação, insegurança, medo, etc. No nível físico, esses sintomas geralmente se manifestam como tremores e aperto no peito. Não é incomum que sintomas físicos e emocionais ocorram simultaneamente.


    Geralmente, essas manifestações são acompanhadas de sinais e sintomas puramente psicológicos. Os mais óbvios são fobias, ataques de pânico, distúrbios nervosos e estresse. Essa imagem pode perdurar por muitos dias e noites devido ao descontrole emocional.

    Com um transtorno psiquiátrico, essas emoções podem ser expressas de forma exagerada e nos impedir de realizar tarefas, isolando-nos de alguma forma do mundo. Nessa doença ocorrem muitas reações físicas e psicológicas, que causam problemas para nosso corpo e mente e interferem em nosso convívio social.

    É uma Doença e tem tratamento!

    Outra maneira de controla-la é através de remédios naturais. Essa abordagem pode ser utilizada para complementar a psicoterapia, pois pode reduzir os sintomas e até reduzir a quantidade de medicamentos. Além disso, atividade física, dieta balanceada e sono de qualidade são essenciais para controla-la de todos os tipos.

    Grande aliada no combate aos transtornos de ansiedade, a psicoterapia tem mostrado bons resultados na redução dos sintomas e no controle dos gatilhos que levam ao transtorno. Identificar seus medos e traumas por meio de uma terapia dialética que destaca as causas e abre espaço para o tratamento adequado.

    Os transtornos psiquiátricos requerem tratamento específico, geralmente com uma combinação de medicamentos e psicoterapia. Entre os transtornos psiquiátricos que afetam as pessoas, podemos citar os transtornos de ansiedade generalizada, fobias e transtorno de estresse pós-traumático.

    Os sintomas cognitivos

    Antes de um diagnóstico definitivo ser feito, as pessoas geralmente se sentem um pouco confusas sobre como se sentem. Alguns sintomas físicos são semelhantes aos de outras condições médicas, como gastrite, anemia e até doenças cardiovasculares.

    Se você concorda com alguns dos sintomas que apresentamos, pode estar se perguntando sobre o prognóstico dos transtornos de ansiedade. Na verdade, ainda não podemos dizer uma cura para isso. A ansiedade, como a maioria dos problemas psicológicos, ainda precisa de muita pesquisa para ser melhor compreendida.

    Os sintomas físicos da ansiedade vêm de respostas do sistema nervoso autônomo, que atuam como reflexos independentemente de nossa vontade. Ou seja, quando sentimos um medo excessivo, nosso sistema natural de instinto de “luta e fuga” é acionado, acionando o sistema nervoso simpático e liberando hormônios como adrenalina e cortisol.

    Deixe Uma Resposta

    “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” 2 Pedro capítulo 01, versículo 21