Avançar para o conteúdo
Início » O que é Ácido Hialurônico ?

O que é Ácido Hialurônico ?


    O que é Ácido Hialurônico ? Descubra o que é Ácido Hialurônico e Para Que Serve! Encontrado na Pele, Articulações, Olhos, Músculos, Tendões, Ossos, Cordão Umbilical e até mesmo na Corona Radiata protegendo o Ovócito secundário durante a fecundação pelo Espermatozoide.

    Atualmente, o ácido hialurônico tem se destacado entre os cosméticos devido à sua aplicabilidade na estética da pele promovendo hidratação, sustentação e preenchimento da mesma. Entretanto, esse ácido tem grande importância também em diversos órgãos do nosso corpo desempenhando importantes funções.

    Conforme a idade vai avançando, fisiologicamente, as concentrações de ácido hialurônico (AH) em nosso corpo vão diminuindo. Por isso, muitas pessoas estão buscando ajuda da medicina para conseguir “repor” essa substância e recuperar a jovialidade perdida.

    O seu estilo de vida, e os seus hábitos do cotidiano, são os principais fatores que influenciam diretamente na velocidade que seu corpo vai perdendo com a idade a capacidade de produzir a quantidade ideal de ácido hialurônico.

    Evite fumar, beber bebidas alcoólicas, sedentarismo, exposição ao sol sem protetor solar e perder horas de sono. Dê preferência em comer alimentos nutritivos com baixo teor de calorias como frutas, verduras, legumes, fibras e proteínas com pouca gordura.

    Ao seguir essas dicas, além de prevenir a perda natural do AH, outras diversas doenças cardiovasculares são prevenidas, como infarto, AVC e até mesmo diversos tipos de câncer!

    O que é Ácido Hialurônico ?

    O ácido hialurônico (AH) é um glicosaminoglicano (GAG), com fórmula molecular (C14H21NO11)n, produzido por muitos tipos de animais. Descoberto pela primeira vez em 1934 por Karl Meyer e John Palmer, cientistas da Columbia University, em Nova Iorque. O ácido hialurônico é um componente da pele, produzido no tecido conjuntivo pelos fibroblastos, olhos e outros órgãos internos humanos.

    Os seres humanos produzem ácido hialurônico naturalmente. Desempenha um papel importante no corpo humano. Além disso, usamos AH em dispositivos médicos para ajudar a curar lesões.

    Nos dias atuais existem diversas formas para a sua fabricação de uso comercial. Uma delas são processos fermentativos utilizando bactérias do gênero Streptococcus desde 1980. Também existem outros métodos como a extração de tecidos vivos e a produção em ambiente controlado em laboratório com organismos geneticamente modificados.

    O HA ocorre naturalmente no corpo humano e o mantém saudável. O AH forma uma substância semelhante a gel quando em solução aquosa. Isso ajuda a interagir com outras moléculas no corpo. Essas interações promovem o desenvolvimento celular saudável e a hidratação de certas partes do corpo humano.

    Isso inclui a pele, olhos, cartilagem e articulações. Também mantém nossos vasos sanguíneos saudáveis ​​e com boa elasticidade. Nossos corpos usam AH como um sinal para regular nossas funções naturais.

    Muitos dispositivos médicos modernos usam ácido hialurônico para ajudar a curar lesões. As injeções de ácido hialurônico ajudam os atletas a se recuperarem de lesões mais rapidamente. Esses tratamentos médicos têm uma baixa taxa de infecção e não causam dor, mesmo na picada da agulha.

    Os médicos também usam AH para cirurgia para preservar os tecidos moles após a lesão, comumente chamado de “cimento cirúrgico” devido sua função de preenchimento no tecido conjuntivo. Os pacientes sentem-se muito confortáveis ​​após receberem uma injeção de AH para este fim. A segurança e conforto dos pacientes com lesões é extremamente importante.

    O que é Ácido Hialurônico Para que Serve?

    Aplicamos ácido hialurônico em nossa pele como agente hidratante, ou sustentação, reduzindo sinais de expressão facial, rugas e “pés de galinha” no cantos dos olhos. Nossos corpos produzem naturalmente as quantidades necessárias de ácido hialurônico. O AH forma uma substância semelhante a gel quando em solução aquosa. Isso ajuda a interagir com outras moléculas no corpo.

    Essas interações promovem o desenvolvimento celular saudável, boa cicatrização em feridas e a hidratação de certas partes do corpo humano. Isso inclui a pele, olhos, cartilagem e articulações. Também mantém nossos vasos sanguíneos saudáveis auxiliando na elasticidade junto com o colágeno.

    Usamos muitos tipos diferentes de AH na tecnologia médica moderna e nos produtos de uso diário. O ácido hialurônico ajuda a regular as funções do nosso corpo e mantém nossa saúde de várias maneiras. Muitos usos médicos do AH provaram ser bem-sucedidos, e é por isso que desenvolvemos essa molécula maravilhosa muito além de seus usos iniciais na própria medicina.

    Apesar disso, cada região do corpo deverá receber um tipo específico de textura e concentração de ácido hialurônico. Sendo o mais próximo da constituição natural fisiológica produzido pelo próprio organismo.

    Inclusive, se o profissional não for bem treinado, ou não for habilitado para realizar tal aplicação, grandes riscos o paciente estará correndo! Desde uma necrose local, cegueira se for aplicado errado na região dos olhos ou até mesmo um Acidente Vascular Cerebral se for injetado erroneamente dentro de algum vaso sanguíneo.

    Então, preste atenção, pois apenas médicos Dermatologistas ou Cirurgiões Plásticos estão habilitados por lei e treinados para realizar aplicações para tratamentos com fins estéticos. Diversas áreas da medicina também utilizam o ácido hialurônico como opção de tratamento viável.

    Como, por exemplo, a reumatologia para tratar lesões em tendões ou desgastes nas articulações. A oftalmologia para tratamento relacionado ao humor vítreo ou na constituição de colírios de uso específico. Ou por Dentistas para o tratamento de implantes de próteses dentárias. Portanto, nada de fazer esse procedimento sob indicação em pessoas desconhecidas ou em clínicas clandestinas!

    Deixe Uma Resposta

    “Então saberão os gentios, que tiverem ficado ao redor de vós, que eu, o Senhor, tenho reedificado as cidades destruídas, e plantado o que estava devastado. Eu, o Senhor, o disse e o farei.” Ezequiel capítulo 36, versículo 36