Avançar para o conteúdo
Início » Fonte de Alimentação ? Como Escolher a Melhor para PC?

Fonte de Alimentação ? Como Escolher a Melhor para PC?


    Fonte de Alimentação

    Qual Melhor Fonte de Alimentação? ATX para PC 500w Real, 600w, 700w, Fonte para Computador, Faixa de Preço, Energia, Corsair, Satellite, OCZ, C3 Tech, Iceage, Genérica, Seventeam, Thermaltake, Bluecase, Zalman, Wisecase, HP, 220 v, 110 volts

    Como Escolher Fonte de Alimentação para PC?

    A Fonte de alimentação é a “caixa” metálica que, geralmente, fica no canto superior traseiro do
    Gabinete e onde conectamos o cabo de energia ligado à alguma tomada de saída do estabilizador.

    A sua função principal é transformar Corrente Alternada, com ciclos de 60hz no Brasil, em Corrente Contínua necessária para fazer funcionar os circuitos internos do seu computador (placa-mãe, HD, processador, memória RAM etc).

    Ela converte tensões da faixa 220/115 Volts da corrente alternada para valores mais baixos na Corrente Contínua, geralmente para as tensões: 3,3 Volts; 5 Volts e 12 Volts. Os circuitos de linguaguem digital utilizam tensões de 3,3 e 5 volts, enquanto a tensão de 12 volts é utilizada para funcionar os motores do disco rígido e das ventoinhas (Cooler´s).

    Resumindo, ela é responsável também por “Ligar e Desligar” o computador de um modo geral.

    O usuário pode faze-lo através do sistema operacional (Windows, Linux etc) desligando a Fonte de Alimentação por um comando enviado pela placa-mãe. Ou através do botão “Ligar/Desligar” do Gabinete que ativa, ou desativa, a fonte de alimentação enviando um pulso de 5 volts “avisando-a” quando deve ligar ou desligar.

    A fonte de alimentação possui também um circuito de “standby voltage” (VSB). Que fornece 5 volts de tensão para o botão “Ligar/Desligar” do Gabinete permitindo-o ativar ou desativar a Fonte de Alimentação quando Fonte está conectada a uma tomada de saída do Estabilizador ligado.

    Para saber qual fonte utilizar no seu computador é necessário saber quais dispositivos, ou hardwares, serão conectados a ela. E as suas respectivas potências em Watts. Da mesma forma que somamos as potências dos dispositivos que serão conectados ao Estabilizador e o resultado dessa soma deverá ser a potência mínima do Estabilizador, assim deverá ser feito com a Fonte de Alimentação.

    Abaixo mostramos alguns valores de potências de alguns dispositivos:

    – Placa de vídeo AGP potência igual a 20 a 30W

    – Entrada PCI potência igual a 5W

    – Driver de Disquete potência igual a 5W

    – Placa de rede potência igual a 4W

    – Memória de Acesso Randômico (RAM) potência igual a 10W para 128MB

    – HD ou Disco Rígido (IDE) 7.200 RPM potência igual a 5 a 15W

    – Placa-mãe (sem CPU e Memória RAM) potência igual a 20 a 30W

    * Os valores das potências dos dispositivos, geralmente, estão grafados no próprio dispositivo. Escritos no Manual de Instruções ou impressos na embalagem do Produto. Basta você da uma olhada e fazer a soma das potências!

    • Escolha uma Fonte de Alimentação que possua as seguintes características:

    1º – A Potência da Fonte de Alimentação deverá ser maior do que a soma das potências
    dos dispositivos, ou hardwares, que serão conectados a ela!

    2º – Tensão de Entrada = 220 / 115 Volts

    3º – Coloque a fonte de alimentação para receber tensão de 115 Volts conectada a um Estabilizador Bi-Volt com tomadas de saída com tensão 115 Volts!

    • Vantagens das Dicas acima:

    A vida útil dos seus dispositivos, ou hardwares, conectados a Fonte será prolongada ao máximo possível. O desempenho do seu computador terá rendimento máximo. Pois será garantido o suprimento ideal de energia de acordo com as potências específicas de cada hardware.

    Deixe Uma Resposta

    “Vai, e chega ao rei Davi, e dize-lhe: Não juraste tu, rei senhor meu, à tua serva, dizendo: Certamente
    teu filho Salomão reinará depois de mim, e ele se assentará no meu trono? Por que, pois, reina Adonias?” I Reis Capítulo 01, Versículo 13