Feliz Natal ? Entenda O que Significa o termo Feliz Natal. Saiba o Real Significado em Diferentes Religiões e os Impactos na Economia Mundial.
Celebrar o nascimento de Jesus é um elemento central do cristianismo. É também um feriado observado por muitos não-cristãos. Além disso, muitas pessoas ao redor do mundo celebram o Natal em datas diferentes, com muitas tradições diferentes.
Feliz Natal
Para a maioria dos brasileiros cristões a época natalina representa o nascimento de Jesus Cristo onde todos costumam desejar Feliz Natal uns aos outros e praticar ações de caridade e de boa fé. Entretanto, ao mergulharmos na história da humanidade vamos descobrindo vários mistérios e apostasias que aconteceram com essa data simbólica do nascimento do Salvador da humanidade.
Para iniciarmos o debate, saiba que a data do natal 25 de Dezembro foi definida provavelmente através do papa Júlio I no ano de 350 D.C. Sendo que o primeiro registro desta data é o Cronógrafo de 354 escrito por Fúrio Dionísio Filócalo. Ou seja, a data na qual comemoramos o nascimento de Jesus Cristo foi definida quase 350 depois de sua Morte (e ressureição de acordo com a fé cristã). Até porque não existe menção de data do nascimento de Cristo na Bíblia sagrada.
Os mistérios envolvendo o Feliz Natal Não Acabam por Aqui…
Não é só o cristianismo que comemora a data do Natal como um período sagrado e religioso. Você sabia que a Árvore de Natal representa uma adoração de rituais pagãos de celebração do Yule, o solstício de inverno no Hemisfério Norte? Elas eram decoradas e enfeitadas para homenagear a Mãe Terra. Os Presentes trocados entre as pessoas também faziam parte deste ritual, mas eram oferendas aos deuses Attis e Dionísio.
Devido ao sincretismo religioso entre religiões de origem africana com o catolicismo, algumas entidades compartilham características de divindades entre as religiões. Acarretando que o período de final de ano compartilha uma junção para comemoração única entre os seus praticantes.
As Curiosidades do Feliz Natal em Diferentes Religiões
Por exemplo, na China, Índia e Grécia, as pessoas celebram o Natal com jogos, canções e comida. Em muitos países, o Natal é uma época para compartilhar presentes com amigos e familiares. Embora celebrar o nascimento de Jesus seja uma tradição universal, variações nas crenças religiosas levaram a muitas celebrações únicas.
De acordo com a doutrina cristã tradicional, Jesus nasceu na Judéia por volta de 6 AC. No entanto, de acordo com as escrituras, os anjos proclamaram Seu nascimento aos pastores em Belém. Somos informados de que um anjo mais tarde visitou José e anunciou o futuro nascimento de Jesus para ele e sua esposa, Maria.
Conforme predito pelo profeta Isaías séculos antes, jovens pastores de Belém vieram ver o recém-nascido Jesus. Eles foram prontamente convertidos pelo que viram e voltaram para sua cidade natal com a notícia do nascimento do Messias.
Esta intervenção divina no momento preciso de Seu nascimento é tradicionalmente considerada o que inspirou a interpretação de José do sonho do faraó no Egito. De acordo com a antiga profecia egípcia, José estava destinado a garantir o transporte seguro de um bebê chamado Jesus de suas celas de prisão.
Segundo algumas tradições, Jesus nasceu em uma casa de adobe em Belém. No entanto, de acordo com outros – incluindo católicos – Ele nasceu em um palácio muito maior em Jerusalém. Independentemente de onde Ele nasceu, os cristãos tradicionais acreditam que Maria e José voltaram para sua cidade natal, Nazaré, após o nascimento de Jesus.
Mais tarde naquele dia, eles encontraram dois grupos diferentes, mas divinamente coordenados, esperando por eles – pastores de Belém e sábios do leste (ou Babilônia). Os pastores trouxeram presentes de ouro, incenso e mirra; os sábios trouxeram de presente pombas folheadas a ouro e pedras preciosas. Até hoje, esses presentes continuam sendo alguns dos elementos mais memoráveis das celebrações do Natal em todo o mundo.
Como acontece com qualquer feriado importante, as celebrações do Natal variam muito em todo o mundo. Em culturas não cristãs como o islamismo ou o judaísmo, o Natal é conhecido como Feliz Natal ou La Befana di Gesù Bambino (o Natal da criança Befana).
Além de celebrar o nascimento de Jesus diretamente no dia de Natal, algumas pessoas comemoram em outros dias durante o mês de dezembro, dependendo das tradições de seu país. Por exemplo: na China e na Índia, as pessoas celebram o Natal com festas, presentes e reuniões familiares.
Eles também usam vários trajes durante suas celebrações para comemorar várias figuras bíblicas, como José ou Maria Madalena. Para honrar o amor de José por seus credores (seus irmãos), algumas pessoas usam casacos com bolsos para que as pessoas possam dar-lhes dinheiro de presente anonimamente. Quer você chame de Natal ou de outra coisa – celebrar este feriado é uma forma de honrar nosso amado Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Para os cristãos – assim como para as pessoas que não são religiosas – celebrar o Natal é uma forma de honrar nascimento de Cristo no mundo. Embora Ele sempre tenha estado presente entre nós espiritualmente (como demonstrado por Sua Ressurreição), Sua encarnação física é quando Deus se fez carne e se tornou um com a humanidade.
Desta forma – como qualquer outra pessoa – Ele foi feito “sujeito” (ou sujeito à vontade de Seu Pai) para que a humanidade pudesse se reconciliar com Deus por meio Dele (Filipenses 2: Os humanos se reconciliaram com Deus por meio de Cristo [v11] porque foram feitos sujeito [v26] através da vontade de Deus [v15] ). Portanto, faz sentido que celebrar o Natal inclua venerá-lo por meio das tradições interpretativas que descrevemos acima.
Deixe Uma Resposta
“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.” Mateus capítulo 01, versículo 18